Diego Cherulli, no Jornal Hoje, fala sobre a demora na perícia do INSS em 2022
A demora na perícia do INSS, Instituto Nacional de Seguridade Social, foi tema do especialista em direito previdenciário, Diego Cherulli, em entrevista na TV Globo. Ele aponta medidas para agilizar o atendimento das perícias médicas. O advogado Diego Cherulli concedeu entrevista para o Jornal Hoje, sobre a demora do INSS na perícia do INSS e na análise de benefícios. O entrevistado informou que enquanto não houver a nomeação de mais servidores e uma regularização do efetivo do INSS não vislumbra uma solução prática, pois atualmente há um grande déficit de servidores na autarquia, situação que causa excesso de trabalho e atraso na análise.
Demora na perícia do INSS
O especialista em direito previdenciário, Diego Cherulli , do escritório Cherulli, durante entrevista para o Jornal Hoje, da Rede Globo de Televisão ao falar sobre a demora na perícia do INSS, mostrou alternativas para diminuição no tempo de atendimento do INSS das perícias médicas. Como advogado especializado em benefícios assistenciais, ele falou da demora do INSS na análise de benefícios, perícias e outros requisitos do instituto.
Diego Cherulli, que é um dos sócios do escritório Cherulli, foi enfático ao sugerir algumas medidas que podem ajudar para diminuição do prazo de atendimento do beneficiário do INSS e reduzir a demora na perícia do INSS.
Segundo o advogado, os prazos nunca foram cumpridos. Inicialmente, o prazo máximo era de 30 dias, entre o requerimento e o pagamento. Depois, aumentaram para 45 dias, e ainda depois, num acordo com vários órgãos do judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF), a Defensoria Pública (DPU), o Ministério Público (MP) em alguns casos o prazo foi alargado para três meses, 90 dias, e em outros, como no caso de benefícios por incapacidade.
Como agilizar o atendimento e diminuir a demora na perícica do INSS
Nesse sentido, Cherulli informou que nem esses prazos estão sendo cumpridos e que são necessárias medidas por parte dos poderes executivo e judiciário para agilizar o atendimento de quem precisa do INSS e diminuir a demora na perícia do INSS.
Consequentemente, com relação à demora na perícia do INSS, o advogado especializado em planejamento previdenciário foi enfático. Segundo Diego Cherulli falta um pouco de uma mão mais dura do estado em relação a essa situação que tem consequências diversas para os beneficiários. Ele sugere como solução o reforço do atendimento. “Seja para contratação de servidores, obrigando o executivo a fornecer ao INSS um efetivo necessário. Como apoio na agilidade do atendimento, o advogado Diego Cherulli, cobrou atenção maior por parte das autoridades judiciárias: “seja também por parte do judiciário para tornar as medidas necessárias”.
Confira, no link abaixo, a entrevista foi ao ar no Jornal Hoje, da TV Globo
https://globoplay.globo.com/v/10755074/
Assunto relacionado: